> Artigos > Seja um líder inspirador hoje e não “do amanhã”. Sua equipe tem pressa!

Seja um líder inspirador hoje e não “do amanhã”. Sua equipe tem pressa!

Pesquisas revelam que muitas pessoas pedem demissão do seu líder e não da empresa que elas trabalham. Em uma pesquisa rápida com amigos ao nosso redor, vários vão dizer que gostam da empresa, das pessoas, mas, o chefe…

Agora a pergunta que não quer calar, “Que tipo de líder eu sou”? Saiba que existem vários perfis de lideres e como isso impacta na equipe.

Muito se fala de ser um bom líder, diferença entre líder e chefe. Mas, dentro da “categoria líder” existem perfis com características e habilidades específicas que podem levar sua equipe ao sucesso ou fracasso.

Autoritário: É o famoso chefe, inflexível, centralizador.

Especialista: Tem conhecimento técnico e know-how, falta muitas vezes competências comportamentais para liderar a equipe.

Liberal: Precisa ver a maturidade da equipe, porque pode se tornar pouco participativo ou negligente visto que a prática é delegar.

Democrático: Gestão colaborativa, pois incentiva a equipe a participar do processo decisório.

Carismático: Otimista, atitude positiva, humilde, usa a empatia.

Meritocrático: Favorece o desempenho individual e coletivo, reconhecendo e destacando alta performance.

Motivador: Ótimo comunicador, principalmente articular em momentos de crise.

Coach: Considerado como o mais completo, visto que consegue fazer conexão entre liderança e conceitos de coaching.

Independente de qual líder você seja, aja com transparência, incentive, de feedback. LIDERE POR EXEMPLO. Porque o famoso ditado que diz “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, já caiu de moda faz tempo.

Principalmente aprimore a inteligência emocional e a utilize em suas relações tanto no mundo corporativo como na vida pessoal. Pois, não vai adiantar saber como funciona cada tipo de liderança se não estiver associado a inteligência emocional.

Ela será base para crescimento e o fortalecimento com sua equipe. Invista no autoconhecimento e pratique a empatia, pois verá o desenvolvimento das pessoas acontecerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *