> Artigos > Produtividade, como alcançar o máximo resultado com o menor esforço e menor custo?

Produtividade, como alcançar o máximo resultado com o menor esforço e menor custo?

Existe algo mais misterioso que o TEMPO? Na mitologia grega, existe pelo menos 3 maneiras diferentes de defini-lo:
Chronos e Kairos são filhos de Aion, o tempo eterno, segundo a mitologia grega.
Chronos é o tempo entendido por números, fragmentado e mensurável, dele surge o relógio e o calendário, sincronizando o mundo.
Kairos traz a ideia subjetiva do significado do tempo, falando da experiência que ele promove.

Muitos dizem que a sabedoria de viver o TEMPO está na união de Chronos e Kairos, um bom exemplo disso é: Quantas vezes não sentimos que uma hora parece eterna e outras vezes passa num piscar de olhos?  Os calendários e os relógios nos ajudam a organizar e medir, mas o significado dessa medida é totalmente relativo.

Na verdade, o TEMPO depende do que fazemos dele e está totalmente interligado com a vida.
Produtividade é o uso de Kairos, o tempo produtivo, o tempo que germina as ideias semeadas, como a natureza que gera frutos de algumas sementes e de outras não, as que geram frutos, são as mais saudáveis e que encontram  as melhores condições do ambiente.

Usar sabiamente o tempo é uma habilidade que poucos possuem, algumas pessoas podem realizar em semanas, coisas que muitos não realizam em anos, por terem experiências anteriores, visão estratégica ou habilidades especificas, técnicas ou de liderança.

Infelizmente produtividade nos dias de hoje ainda é confundida com horas de cadeira no escritório:

“- Cheguei super cedo e fui embora depois de todo mundo”,  dizem muitas pessoas que querem mostrar seu esforço e desejam reconhecimento. Alguns preferem cobrir seus vazios internos com trabalho pois suas vidas não são interessantes fora dele.

Claro que muitos momentos exigem um esforço adicional, quando fechamos um grande contrato, por exemplo, precisamos trabalhar fins de semana e temos horas perdidas de sono, mas quando este comportamento vira rotina, está claro que a gestão deve agir e rever a estratégia da empresa para evitar um ambiente estressante, custos e energia desnecessários que podem atingir a saúde e a qualidade de vida de seus talentos e consequentemente perdê-los.

Segundo o International Stress Management Institute, dentre as maiores causas do absenteísmo estão o stress, a depressão e a ansiedade provenientes de longas jornadas de trabalho e condições do ambiente, impactando a performance e produtividade das empresas.

Produtividade significa  saber executar da melhor forma, no menor tempo e custo possível.
Muitas vezes as pessoas ficam no café ou em reuniões intermináveis discutindo os mesmos assuntos por falta um plano prioritário para melhorar os processos, inovar e solucionar os temas levantados anteriormente.

Seguem algumas dicas para melhorar a produtividade no trabalho: e não ser consumido pelo dia a dia:

1 – Inicie o seu dia com uma lista de tarefas alinhadas com o seu objetivo do dia e de acordo com os KPIs (Key Performance Indicators) estabelecidos pela sua gestão para atingir o resultado esperado pelo empresa em relação ao seu trabalho.
Antes de realizar atividades propostas por outras pessoas, avalie se a mudança de rota será produtiva e necessária para atingir suas metas.
Se você não foi comunicado das suas metas e KPIs é uma boa oportunidade de solicitá-los aos seus líderes.

2 – Procure informar as pessoas do objetivo de uma reunião para que elas possam se preparar e seja pontual para começar e para terminar.  A reunião deve ser concluída  com uma formalização das ações necessárias, respectivos responsáveis e datas de conclusão.

3 – Reuniões com mais de duas horas são extremamente extenuantes e certamente infrutíferas pois as pessoas tendem a perder a energia e a atenção.

4 – Coloque uma hora do dia para ver os e-mails, redes sociais e outros, desta forma manterá o foco e avançará no que se propôs para o seu dia para avançar na direção de suas metas.

5 – Cada e-mail lido deve gerar uma ação, para que não seja esquecido, mesmo que a ação seja deletá-lo.

Com estas pequenas atitudes, você certamente terá uma vida mais saudável com mais produtividade e tempo para sua academia, seu lazer e para ficar com quem você ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *